terça-feira, 9 de julho de 2013



ANTIFURTO CORTA IGNIÇÃO PARA CARROS COM BOBINA - SIMPLES E BARATO

Com a aparente valorização dos russinhos e depois de notícias sobre NIVAs perseguidos por motociclistas “mal intencionados”, parece que alguns NIVeiros andam, ultimamente, como os políticos brasileiros depois das últimas manifestações populares:


Como nas últimas semanas tenho recebido vários pedidos e dúvidas sobre este circuito, que publiquei em um fórum há algum tempo, resolvi fazer esta receita, que até quem não conhece nada de eletricidade/eletrônica vai conseguir montar em seu “russo” e poder dormir mais tranqüilo.
Usei-o (desde 1984) em vários carros que tive sem que apresentasse ou provocasse qualquer problema de funcionamento.
Como o título já diz, é um dispositivo antifurto, então, só vai funcionar se o veículo estiver estacionado.  No caso de roubo, entregue o carro e o que estiver “na sua mão”.
Apesar de ser um circuito simples e barato (menos de cinco moedas) é bem funcional e o segredo está no lugar que você vai escolher para "escondê-lo".
Este sistema funciona aterrando o negativo (-) da bobina.
Para quem não sabe, o negativo da bobina não é a mesma coisa que o negativo da bateria ou a lataria do carro.  Se ele for aterrado, ao dar a partida o motor de arranque funciona, mas o motor não.

Material necessário:
- Um plug (pino) P1 ou P2, MONO.
- Um jack (fêmea), para montagem em painel, P1 ou P2, MONO.
A diferença do P1 para o P2 é o diâmetro do pino (P1=2,5mm P2=3,5mm).
- Um pedaço de cabinho fino com o comprimento necessário para ir do negativo (-) da bobina até o local escolhido para colocar o jack.
Por último, um ferro de solda de, no máximo, 30W.

Abaixo, alguns modelos do plug macho e a diferença entre estéreo e mono.

Por serem mais resistentes, embora um pouco mais caros, acho preferível os metálicos. 

Na imagem a seguir, alguns modelos dos seus pares.  É apenas este que vai ser instalado no local “secreto” do carro (será necessário fazer um furo para passar a rosca após tirar a porca).

O modo mais fácil de diferenciar o mono do estéreo, neste caso, é o número de terminais.  O mono possui três. 
Para melhor entender o funcionamento desta peça, basta olhar o desenho abaixo.  Sem o plug macho, os terminais 2 e 3 estão conectados internamente.  Com ele inserido, os contactos internos se separam.  Como os dois terminais do plug macho são isolados eletricamente (nenhum fio será soldado nele) desfaz-se o contato elétrico.  O contato do terminal 2 (vermelho) não encosta no plug macho.


Se o local escolhido para instalar o “segredo”, no caso o jack ou fêmea, for uma parte da lataria, as ligações poderão feitas das duas formas abaixo:
Solda-se o terminal 2 ao terminal 1, que está aterrado à lataria através da porca que prende o jack (conector fêmea).  O terminal 3 será ligado, pelo fio, ao negativo (-) da bobina.



Caso se opte pela instalação no painel ou outro local isolado eletricamente da chapa do veículo, deve-se ligar o terminal 2 a um terra (negativo da bateria), como abaixo, desprezando-se o terminal 1.  Desta forma também pode ser feita na instalação na lataria, mas haverá a necessidade de se usar mais um fio (ligação do terminal 2):



Algumas considerações:
- Solde todas as emendas de fios.  Use terminais nas ligações à bobina e lataria do carro.  Se colocar o jack (fêmea) na lataria, use uma arruela de pressão entre a porca e a lata.  Com esses procedimentos evitam-se maus contatos e falhas no funcionamento.
- Para soldar os fios ao jack (fêmea) utilize ferro de solda de 30W e evite aquecer muito os terminais para não danificar o plug.  Se não tiver ferro de solda, prática ou tiver medo de queimar os dedinhos, qualquer loja de conserto de eletrônicos fará isso para você e provavelmente nem cobre.  Basta levar o fio e o jack (fêmea).  NÃO PRECISA LEVAR O NIVA.
- Cuide de não perder o plug macho.  Você pode deixá-lo dentro do carro (dentro do cinzeiro, porta luvas ou outro local), pois mesmo que o ladrão ache, não vai saber o que fazer com ele e mesmo que ele tenha lido isto, não vai perder tempo procurando onde está o “seu buraquinho”.  Se perdê-lo, NÃO SE DESESPERE, enfie um palito de madeira, haste de cotonete ou outra coisa compatível com o furo e NÃO metálica, pois a finalidade do plug macho é apenas separar os contatos.
- Para dificultar, caso o ladrão tenha lido esta receita, ao invés de ligar diretamente ao terminal (-) da bobina, siga o fio que sai deste terminal e ligue o fio do “segredo” em outro ponto.  Também pode, ou melhor, DEVE disfarçar o fio do segredo no meio dos outros fios do chicote.  Dessa maneira, além de dificultar as coisas para o “amigo” dos carros alheios evita aquele “ninho de ratos” com fios espalhados para todo o lado.
- Enquanto estiver executando qualquer reparo ou instalação elétrica no veículo DESLIGUE A BATERIA.
- Como nenhum dispositivo anti roubo ou furto é 100% infalível (apenas dificultam a ação dos “amigos do alheio”), não me responsabilizo por qualquer ocorrência nesse sentido e nem por danos causados ao veículo, propriedades, pessoas ou animais (mau funcionamento, riscos na pintura, vidros quebrados, incêndio, etc.) em decorrência da inabilidade do executor do serviço, defeitos dos materiais ou raiva do ladrão em não conseguir levar o carro.

Segue o esquema geral em um veículo com ignição eletrônica instalada.  Caso o seu não tenha, não se preocupe.  Vai funcionar do mesmo jeito.  Mas...  Posso dar um conselho?
Um carro com ignição eletrônica é muito melhor.  E você pode pagar com VISA.







Em caso de dúvidas e elogios: bacalhaucsb@hotmail.com
Em caso de críticas ou reclamações: 0800 6M0L3 6DUR4
 

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